JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Vereadores afastados sob acusação de organização criminosa e crime contra a administração pública
Investigação aponta envolvimento de vereadores e servidores da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Foto: Polícia Civil do Ceará
Jornal do Cariri
19/11/21 9:04

O Poder Judiciário do Estado do Ceará, através da Comarca de Fortaleza, decidiu pelo afastamento de vereadores de Juazeiro do Norte envolvidos em organização criminosa. As investigações apontam organizações ligadas à exploração do jogo do bicho e a suposto desvio de verbas públicas e de outros crimes contra a administração pública, através de corrupção ativa e passiva, prevaricação, fraudes à licitação e na execução de contratos, peculato, falsidade ideológica e lavagem de capitais, por parte de vereadores, ex-vereadores, sócios de empresas, laranjas, parentes, empresas de fachada e dos de bancas de jogo do bicho.

Parte do Relatório

Os primeiros nomes dos vereadores envolvidos são os de Darlan Lobo (PTB), Capitão Vieira (PTB) e Beto Primo (PSDB). Os nomes foram apresentados como resultado das investigações da Operação Públio Vatínio, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) nesta quinta-feira (18). Além dos vereadores, que possuem com envolvimento na exploração do Jogo do Bicho e crimes contra administração pública na região do Cariri, a investigação apresenta nomes como do vereador Antônio de Lunga, conhecido pelo envolvimento no ”Caso das Vassouras”, que ganhou repercussão nacional.

O documento apresenta ainda que “as Autoridades Policiais da Delegacia de Combate à Corrupção – DECOR e DECOR (Sul), no uso de suas atribuições, representaram pela busca e apreensão domiciliar, prisão preventiva, afastamento cautelar das funções públicas e seqüestro de bens, nos autos em epígrafe, em razão da existência de ilícitos penais consubstanciados em lavagem de dinheiro, jogo do bicho, organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, dentre outros”. As investigações apontam a possibilidade de organizações criminosas que se comunicavam entre si, para maximizar suas operações, contando com centenas de colaboradores para atingir o fim criminoso. Além de vereadores, servidores da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte também podem estar envolvidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE