PT e PDT confirmam aliança no Ceará em inauguração do Mirante
Foto: Divulgação Governo do Estado
16/11/21 0:00

O governador Camilo Santana (PT) deve liderar as decisões da aliança entre PT e PDT, conduzida desde 2006 pelos irmãos Cid e Ciro Gomes. A confirmação veio em discurso do ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes, durante a inauguração do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, no último sábado (13).

Ciro destacou a simplicidade e humildade do governador Camilo. “A cada dia que eu encontro o Camilo, eu vejo o Camilo mais simples, mais humilde, mais interessado em estar perto das pessoas mais humildes”, disse, ressaltando a habilidade política do governador: “Uma habilidade política altamente extraordinária, que faz dele, hoje, o nosso líder natural”.

Ainda no discurso, Ciro não descartou uma disputa de Camilo ao Palácio do Planalto. “Nós queremos fazer essa pabulagem grande e generosa, para você adquirir força, coragem, energia, superar todos os desafios e nos representar em outras grandes tarefas. Quem sabe, um dia, a própria Presidência da República”, concluiu.

Entre as lideranças do PT presentes ao evento, o deputado federal José Guimarães referendou as palavras de Ciro e garantiu que a aliança PT-PDT no Ceará vai permanecer para as eleições do próximo ano. Guimarães disse que os dois partidos têm mais motivos que os une, do que os separam. O nome do próprio Camilo está sendo colocado para a disputa ao Senado.

Visivelmente surpreso, Camilo evitou falar sobre o assunto e se restringiu a apontar os benefícios do Mirante do Caldas para a região. “O teleférico proporciona vista completa da Chapada do Araripe e será muito importante para incrementar o turismo religioso, gerando mais empregos e renda aos cearenses”, disse.

Camilo destacou, ainda, a importância histórica do teleférico. “Temos a primeira unidade de conservação criada no país, que é a Floresta Nacional do Araripe. Temos um patrimônio cultural e científico muito forte. Aqui não é só um teleférico. Temos também um Centro de Interpretação, café cultural e um borboletário. Estamos apostando em uma grande vocação”, explicou.

A expectativa é que o equipamento contribua na educação, pesquisa e turismo sustentável do Cariri. Construída no distrito de Caldas, a obra custou R$ 13,8 milhões. O equipamento terá um período de 30 dias de gratuidade. Os moradores do distrito devem ficar isentos da cobrança. O trajeto do passeio leva até o mirante, com vista da chapada.

Além de Ciro Gomes e José Guimarães, estiveram presentes à solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), a vice-governadora Izolda Cela (PDT), o secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, e o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT).

Mais obras

O governador Camilo Santana chegou à região do Cariri na sexta-feira (12), quando entregou as obras de pavimentação da nova CE- 388, Rodovia José Castelo Cidrão, entre os municípios de Altaneira e Assaré. Lideranças da região como os prefeitos Libório Leite (PDT), de Assaré, e Dariomar Rodrigues (PT), de Altaneira, participaram das solenidades. Camilo também entregou 27km de estradas entre o município de Campos Sales e o distrito Barão de Aquiraz, na CE-187. Ao todo, foram quase 50 km de estradas.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ