JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Prefeituras assinam pacto para reduzir acidentes de trânsito
Cinco municípios do Cariri aderiram ao programa Sinalize, do Governo do Ceará
Foto: Agência Brasil
Robson Roque
10/08/21 8:30

Prefeitos de cinco municípios do Cariri formalizaram, junto ao Governo do Ceará, um pacto para a redução de acidentes de trânsito, sobretudo aqueles que resultam em vítimas fatais. A ação teve articulação do deputado estadual caririense Fernando Santana (PT), junto à Superintendência de Obras Públicas do Ceará. A iniciativa também resultará em obras, como a recuperação de estradas em municípios caririenses. Serão 30 mil metros quadrados de vias recuperadas somente em Barbalha e Juazeiro do Norte, o que tende a contribuir para a diminuição de ocorrências e “desafogaria” as unidades de trauma nos hospitais da região.

Uma das unidades de referência para traumas no Cariri, o Hospital São Raimundo (HSR), em Crato, realizou 7.169 atendimentos e 255 internamentos em 2021. O médico Marcelo Parente, coordenador da Traumatologia do HSR, afirma que os acidentes de trânsito são a principal demanda da unidade de trauma. “Particularmente os mais graves são decorrentes dos acidentes de trânsito”, conta. A maior quantidade de pacientes levados para atendimento no hospital cratense são decorrentes “de traumas em acidente motociclístico, com destaque para as fraturas”. Já no Hospital Regional do Cariri, 1.496 pessoas deram entrada na emergência vítimas de acidentes de trânsito entre janeiro a julho de 2021 - 36% delas precisaram de internamento. O principal perfil é o de homens (75%), sendo 47% deles jovens, com idade entre 22 a 40 anos. Como em outros anos, 60% dos acidentes ocorrem com condutores de motos.

As ocorrências cresceram na comparação entre os seis primeiros meses de 2020 e o primeiro semestre de 2021, como demonstram dados da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará. O crescimento foi de 23%, ao serem comparados os 1.030 acidentes de janeiro a junho deste ano com as 838 ocorrências nos seis primeiros meses do ano passado nas rodovias estaduais. O número de mortes também é crescente, passando de 146 para 166 entre os dois períodos. O mesmo pode ser dito sobre a quantidade de pessoas feridas, que subiu de 525 para 630.

São dados como estes que fazem soar o alerta dos governos estadual e municipal, levando a assinatura de pactos para a redução dos registros. Na quarta-feira (4), na sede da superintendência, aderiram ao projeto para redução os prefeitos de Aurora, Marcone Tavares (PSD); Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT); Crato, Zé Aílton Brasil (PT); Jardim, Aniziário Costa (PSB); e de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). As ações fazem parte do Programa Sinalize, criado pelo Governo do Ceará no final de 2017, como um pacto estadual para a redução de acidentes de trânsito e destes registros com vítimas fatais.

Com a assinatura do pacto, os municípios serão contemplados com recuperação de vias e sinalização vertical e horizontal. “Nós vamos receber algo em torno de 30 mil metros quadrados de asfalto. Essa parceria vai melhorar a condição de trafegabilidade e auxiliar na redução do número de acidentes ocasionados, principalmente, aqueles decorridos pela existência de buracos na pista de rolamento”, avalia o prefeito Guilherme Saraiva. “Temos certeza de que Aurora só tem a ganhar com os benefícios que essa parceria proporcionará”, analisa o prefeito Marcone Tavares.

Aniziário Costa, prefeito de Jardim, afirma que as obras para recuperação de vias também serão estendidas à zona rural, especificamente para os distritos de Jardim Mirim, Corrente e Fazenda Nova. O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte, Doriam Lucena, frisa que o Município ampliará as ações educativas e de fiscalização no trânsito. “Para diminuirmos a incidência de tais ocorrências e, desta forma, teremos menos vítimas de trânsito, o Município aumentará sua receita de ICMS (Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), e o Estado diminuirá o custo com a alta complexidade de saúde”, avalia o secretário.

Órgãos municipais

Quatorze dos 20 municípios do Cariri precisam avançar no aperfeiçoamento do trânsito, de modo a evitar acidentes, por não possuírem um órgão de trânsito municipal que intensifique ações de fiscalização e educacionais. Três deles, Araripe, Barro e Porteiras, estão em processo de implantação de um órgão de trânsito municipal. Outros onze não possuem um departamento próprio: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Campos Sales, Granjeiro, Jati, Tarrafas, Penaforte, Potengi e Salitre. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a municipalização do trânsito integraria as cidades do Cariri ao Sistema Nacional de Trânsito e resultaria na redução dos acidentes e, como consequência, na redução da demanda por leitos e tratamento em hospitais, a exemplo do Hospital Regional do Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE