JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri avança em vacinação e diminui indicadores da covid
Região do Cariri avança no processo de imunização da população.
Foto: Thiago Sousa
Robson Roque
29/06/21 8:30

Com indicadores em queda, a região do Cariri avança na flexibilização do decreto estadual para medidas de prevenção à covid-19 e agiliza a imunização da população. A região era a que mais preocupava ao Governo do Ceará, enquanto outras localidades do Estado avançavam na reabertura econômica e nas medidas de distanciamento social. A fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou enfermarias é um dos índices em redução. No início de junho, a demanda por leitos era de 14 pessoas à espera de uma enfermaria e outras 25 por uma UTI. Nesta segunda-feira (28), quatro pacientes aguardam por enfermarias e outros três esperam transferência para uma UTI.

De acordo com o secretário de Saúde do Ceará, Cabeto Martins, a taxa de positividade está em redução constante no Estado, com o Cariri acompanhando esta diminuição. “O Ceará, realmente, tem caído o número de positividade dos exames. Então, de cada dez, somente dois são positivos. Isso, agora, analisando o Ceará como um todo. Nós tínhamos preocupação com o Cariri e, agora, também caiu a positividade dos exames”, comenta o secretário.

Para Cabeto Martins, a queda na demanda assistencial também é outro fator a se comemorar. “Estamos na última semana do mês e temos cerca de metade dos atendimentos do mês anterior”, diz o gestor, acrescentando que a maior parte (80%) dos pacientes atendidos na rede de saúde apresenta quadros leves da covid-19. Para Cabeto Martins, três hipóteses explicariam esse contexto: as infecções atuais no Ceará são mais leves ou o coronavírus está afetando a população mais jovem ou a população que já esteja vacinada contra a covid-19.

Imunização em alta

A região do Cariri inicia esta semana com mais de 308 mil pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose contra a covid-19. O número de imunizados perfaz 30% do total de 1.031.000 (um milhão e trinta e um mil) habitantes da região. Como demonstrado da tabela na capa desta edição, a partir de dados da ferramenta Vacinômetro do Ceará, Milagres e Porteiras já estão próximas de imunizar metade da população. No Crajubar, assim como em outros municípios da região, secretarias de Saúde agilizam o processo, à medida em que novos lotes de vacina são recebidos. “As pessoas estão se cadastrando e, à medida que os cadastros vão chegando ao Saúde Digital, é que as vacinas vão sendo liberadas”, explica a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim. A região tem 696.082 cadastros, dos quais 661.782 foram confirmados, alcançando percentual de 95,1%.

As 29 cidades caririenses receberam 13.670 das 61.100 vacinas da Janssen distribuídas no último final de semana, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O imunizante do grupo Johnson & Johnson foi doado ao Brasil pelos Estados Unidos da América (EUA). O município de Barbalha recebeu 545 doses, que foram aplicadas no sábado (26), em formato drive-thru para a população de 30 a 44 anos. Em Crato, foi realizada a aplicação das 1.150 doses, também no sábado, para a faixa-etária de 30 a 44 anos. Já em Juazeiro do Norte, a aplicação ocorreu no domingo (27), em vários pontos da cidade. Foram recebidas 2.175 doses para a faixa-etária de 40 anos. Destas, 130 devem ser aplicadas nesta quarta (29). (Colaborou Luan Moura)

Flexibilização

Diante de dados como estes, a partir desta segunda-feira (28), como anunciado pelo governador Camilo Santana, no último final de semana, a macrorregião de saúde do Cariri passa a praticar as mesmas ações das outras quatro macrorregiões, das quais se destacam a autorização para funcionamento de feiras livres e o retorno das aulas presenciais no Ensino Superior. “A região do Cariri, por ter já reduzido significativamente o nível de transmissão, a pressão sobre o sistema assistencial está abaixo de um, então a região do Cariri, que era a única que estava diferenciada das outras regiões - com relação às restrições - passa a se enquadrar junto às outras. Portanto, o estado do Ceará passa a ter as mesmas regras a partir do decreto de segunda-feira (28), em relação às restrições sanitárias e econômicas”, esclareceu Camilo Santana, ao anunciar o novo decreto, que vale por duas semanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE