Crajubar intensifica ações contra a evasão escolar
Municípios montaram força-tarefa para acompanhar e combater evasão
Foto: Agência Brasil
Joaquim Júnior
25/05/21 11:00

Desde o início da pandemia, com a interrupção das aulas presenciais, as escolas municipais se adequaram ao ensino remoto. Através da internet, milhares de crianças da rede pública passaram a ser acompanhadas de casa. As que não possuem internet recebem o material de estudo impresso semanalmente. Para evitar a evasão escolar, municípios como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha têm montado uma força-tarefa para garantir o acesso ao ensino e a permanência dos estudantes matriculados e ativos.

Em Barbalha, de acordo com o Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE), Censo Escolar, Plataforma do Busca Ativa, houve acréscimo de 1.167 alunos quando comparado o ano letivo 2020 com 2021. Atualmente, há mais de 10.500 alunos matriculados nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. As informações foram repassa das por João Paulo Olegário e Samuel Pereira, respectivamente Assessor Especial e Subsecretário da Secretaria de Educação.

Para evitar a evasão escolar no Município, eles explicam que a Secretaria realiza mecanismos específicos como visita in-loco, acompanhamento pelos agentes de saúde da comunidade e monitoramento de frequência de participação nas aulas remotas e nas devolutivas de atividades (professor/aluno). Além disso, são realizadas campanhas informativas nas diversas plataformas e reuniões de alinhamento com a família do aluno sobre a importância do papel da escola e dos processos da aprendizagem.

Arlete Silva, diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, conta que, durante a pandemia, as ações da equipe buscam alcançar todos os estudantes por meio de estratégias que atendam às necessidades específicas, tanto de forma remota como também por meio das atividades impressas. “Nesse contexto de pandemia, a gente tem ainda essa preocupação maior para que o aluno não perca esse vínculo com a escola, não comprometa sua vida escolar”, conta, ao dizer que trabalham com o tema “Educação humanizada para todos” e que equipes continuam em constante monitoramento de frequência de alunos, através de boletins quinzenais.

Atualmente, 315 alunos que foram resgatados de evasão identificada em anos anteriores são acompanhados. Em todas as etapas do ensino, há entre 87% a 93% de alunos interagindo com os professores nas atividades. Dados do último censo, de 2019/2020, mostram que a busca ativa ficou em torno de 1.530 alunos acompanhados e identificados pela plataforma. Neste ano, o censo está em processo de conclusão sobre o ano anterior. De acordo com os boletins, a Educação Infantil chegou a 98% de interação: os anos iniciais a 89%, os anos finais a 87% e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a 67%.

Em Crato, de acordo com a secretária de Educação, Germana Brito, as aulas acontecem de forma remota desde o início da pandemia, através de plataforma própria com atividades e vídeos voltados a todas as modalidades de ensino. No Município, todo mês é feito levantamento da frequência  das escolas para acompanhar quais alunos não estão devolvendo as atividades e participando das aulas para que evitem a evasão. “Hoje, a escola deixou de funcionar entre as quatro paredes da sala de aula, entre os muros da escola, e está para além disso. Hoje, está sendo desenvolvida nos domicílios familiares. Os professores estão entrando nos domicílios através desses aplicativos”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ