Municípios são alertados sobre risco de nova variante
Foto: Governo de SC
Robson Roque
25/05/21 8:30

As secretarias municipais de Saúde de Antonina do Norte e Brejo Santo foram notificadas para acionar suas respectivas vigilâncias sanitárias com a finalidade de investigar o risco de introdução da variante indiana da covid-19. Os dois municípios caririenses integram uma lista com outras 10 cidades cearenses, que somam 40 casos confirmados da variante brasileira encontrada no Amazonas: Fortaleza, Caucaia, Icó, Moraújo, Pentecoste, Santa Quitéria, Limoeiro do Norte, Meruoca, Ipu e São Gonçalo do Amarante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante da Índia, identificada em dezembro de 2020, é mais transmissível do que a cepa original do novo coronavírus. Também é apontada como responsável pelo crescimento exponencial de casos no país asiático, que somam mais de 25 milhões de casos e 278 mil mortes. 

Na semana passada, a Secretaria de Saúde do Ceará emitiu uma nota técnica com recomendações aos 12 municípios, com o objetivo de “atrasar a introdução da variante” indiana no Estado. Entre as medidas a serem adotadas, estão:  realizar o sequenciamento genômico para detectar a variante, aumentar o monitoramento e a testagem na população, rastrear contatos e isolar pessoas que se enquadrem como casos suspeitos e recomendar que se evitem viagens não essenciais, sobretudo para áreas com incidência mais elevada da variante. O primeiro caso da variante indiana no Brasil foi confirmado na quinta-feira (20), no Maranhão: um homem de 54 anos que desembarcou em um navio procedente da Índia.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Antonina do Norte negou a circulação da variante indiana no Município. De acordo com a publicação, a análise de uma amostra feita em 31 de março, “conforme critérios estabelecidos pela Secretaria [de Saúde] do Estado”, identificou a variante “oriunda da região do Amazonas, que circula desde dezembro de 2020”. A secretária de Saúde de Brejo Santo, Glauciane Torres, esclareceu que o Município já havia iniciado a vigilância genômica para detectar novas variantes em fevereiro, quando a situação da pandemia voltou a se agravar na cidade, indicando uma segunda onda. “Pegamos amostras e enviamos para analisar se existiam variantes em nosso município. Foi constatada, naquela ocasião, que existia a presença da variante vinda de Manaus, hoje responsável por mais de 90% dos casos de covid-19 em território cearense. A partir daí, Brejo Santo vem desenvolvendo o trabalho de vigilância genômica”, conta a secretária.

De acordo com a gestora, o Município já está adaptado para trabalhar com vigilância genômica. “Por isso, Brejo Santo aparece entre os municípios que devem acionar suas vigilâncias para  pesquisar a presença do surgimento de uma nova variante”, considera. Mesmo assim, ela recomenda redobrar a prevenção contra a covid-19 no Município. “Estamos ampliando a testagem, oferecendo monitoramento e isolamento, todos os cuidados necessários. Mas só conseguiremos vencer juntos. Vamos redobrar os cuidados e, juntos, nós venceremos”, orienta Glauciane Torres. 

Mortes crescentes

Entre primeiro de janeiro e a última sexta-feira (21), 13 dos 29 municípios caririenses já superaram o total de óbitos por covid-19 registrados em 2020. Antonina do Norte tem o maior aumento percentual, não somente do Cariri, mas em todo o Ceará, passando de dois óbitos no ano passado para 18 em 2021, crescimento de 800%. Em seguida, estão Brejo Santo, com aumento percentual de 200%, passando de 27 para 108 óbitos; Porteiras (271%), Jati (200%), Abaiara, Potengi e Tarrafas (estes três com o dobro de mortes), além de Altaneira, Araripe, Assaré, Campos Sales, Jardim e Milagres, com elevação percentual menor do que 100%. Em termos de casos, 15 municípios já ultrapassaram, em 2021, a quantidade de pessoas infectadas em 2020. Caso mais representativo, Penaforte passou de 84 confirmações em 2020 para 505 nos cinco primeiros meses de 2021, perfazendo aumento superior a 500%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ