Processos judiciais de três cidades passam a tramitar em Brejo Santo
O deputado estadual caririens Guilherme Landim criticou a medida
Robson Roque
29/04/21 15:30

As comarcas de Penaforte, Jati e Porteiras foram agregadas à Comarca de Brejo Santo. Com a medida, os processos novos dos três municípios passam a tramitar em Brejo Santo a partir do próximo dia dois de maio.

Segundo o Poder Judiciário do Ceará, a medida faz parte do Projeto de Modernização ou Reestruturação das Comarcas do Poder Judiciário, e envolve a transferência de unidades menos demandadas para outras com maior volume processual. As transferidas são chamadas de agregadas e as que recebem são denominadas agregadoras.

"O objetivo é garantir mais celeridade e adequar a estrutura à demanda. Estudo feito por grupo de trabalho do TJCE detectou varas que ficavam muito tempo sem juiz titular, o que prejudicava maior agilidade", afirma o órgão.

Para o deputado estadual Guilherme Landim (PDT), que tem Brejo Santo como reduto eleitoral, a iniciativa precariza o sistema judiciário nas três cidades. Ele levou o assunto para sessão da Assembleia Legislativa, solicitando uma audiência com a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE). 

“Na opinião da OAB, dos advogados, vai inviabilizar completamente o acesso à Justiça da população, vai dificultar bastante. Com a saída de Porteiras indo para Brejo Santo sem criar uma nova Vara, vai inviabilizar completamente", considera Landim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE