Serviços de emergência receberão testes para diagnóstico mais rápido
Aproximadamente 160 mil unidades de testes rápidos de antígeno serão distribuídas aos serviços do Interior e da capital
Foto: Tiago Stille
Joaquim Júnior
25/03/21 9:30

Os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Cariri receberão testes rápidos de antígenos. A oferta, que também alcança hospitais públicos de porta aberta referência no atendimento a pacientes com Covid-19, é feita pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ao todo, aproximadamente 160 mil unidades de testes rápidos de antígeno serão distribuídas aos serviços do Interior e da capital.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, conta que o teste deve ser aplicado somente em pessoas com sintomas gripais. “Então não é para rastreamento de assintomáticos, mas sim para tirarmos rapidamente a dúvida se o paciente com síndrome gripal grave que está chegando a uma dessas unidades está ou não com Covid-19”, explica. Os testes podem ser utilizados para diagnóstico na fase aguda da doença, na janela entre o 1º e 7º dia do início dos sintomas.

Ela ainda afirma que, nos casos em que o cidadão apresente sintomas gripais e o diagnóstico para a doença seja negativo, o recomendado é que seja feito o exame RT-PCR, que continua sendo o “padrão ouro”. “A distribuição dos testes de antígeno para essas unidades dará agilidade na triagem e transferência desses pacientes”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ