JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
MPCE investiga 12 cidades do Cariri
09/06/20 0:00

A pressão contra o procurador geral de Justiça Manoel Pinheiro começa a apresentar os primeiros resultados. Por sua determinação, o Ministério Público abriu fiscalização em 74 municípios do Ceará, para investigar supostas irregularidades na aplicação dos recursos públicos da saúde para combater a covid-19. Somente na região do Cariri, serão 12 municípios devassados por promotores, sob a chefia direta do procurador geral Manoel Pinheiro. A sua determinação é apurar todas as dispensas de licitações, a relação dos fornecedores, os endereços, os preços dos produtos adquiridos, e fazer uma ampla investigação para comprovar que o dinheiro da população foi bem aplicado para salvar vidas. Esse compromisso do MPCE precisa ser efetivamente executado nesse grave momento de pandemia, quando surgem tantas denúncias de malversação de verbas nas prefeituras municipais.

Duro recado do procurador de Justiça

O discurso contundente do procurador geral de Justiça, Manoel Pinheiro, publicado no próprio site do Ministério Público do Ceará não deixa dúvidas. A fase de apatia do MPCE acabou. É o que a sociedade cearense e o povo do Cariri espera. Manoel Pinheiro assegurou, em seu pronunciamento ao Estado, que “todas as suspeitas que chegarem ao MPCE são encaminhadas para os promotores de Justiça, que realizam todas as diligências necessárias para chegar à verdade dos fatos. Não é fácil realizar a investigação de tantos fatos complexos durante uma pandemia, que dificulta a realização dos trabalhos de campo.” E faz um alerta: “como estamos em ano eleitoral, o MP precisa ter o máximo cuidado para evitar que as suas ações sejam usadas para influenciar as campanhas municipais”. Só não pode permitir é corrupção, né, procurador Manoel Pinheiro?

Prefeituras abrem gastos para MPCE

A relação dos doze municípios investigados no Cariri é: Araripe, Aurora, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Potengi, Santana do Cariri e Várzea Alegre. O Ministério Público do Ceará não acusa nenhuma dessas prefeituras de fraudes, superfaturamentos ou quaisquer irregularidades. Apenas comunica que houve denúncias formuladas e, diante dessa situação, abriu apuração para fiscalizar todos os casos. O procurador geral de Justiça Manoel Pinheiro destaca que “o objetivo da divulgação dessa lista - com 74 municípios, sendo 12 no Cariri - é fazer com que os cidadãos possam compreender como o Ministério Público vem trabalhando e como cada um deles pode ajudar a fiscalizar a aplicação correta do dinheiro público. O único fato triste é a perda de protagonismo no MPCE da Procap, que não tem feito mais operações e, com essa nova realidade, não impõe mais temor aos administradores do erário. Diante desse cenário, há um movimento pedindo a volta do promotor Luiz Alcântara. A atual Procap, sob direção da procuradora Vanja Fontenele, parece ter entrado em quarentena.

Desincompatibilização de Zé Leite

 A indicação do candidato a prefeito de Barbalha do Abolição passará necessariamente pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Fernando Santana. Esse aval foi dado pelo próprio governador Camilo Santana. Ficam avisados os nomes interessados em ser escolhidos pelo PT e PDT dentro da aliança que esses partidos formarão. Quem colidir com Fernando Santana fez um caminho errado. Diante disso, surge um fato novo na indicação dessa candidatura: a desincompatibilização do ex-prefeito Zé Leite como uma opção em participar da disputa eleitoral deste ano. Na última semana, Zé Leite deixou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, causando um verdadeiro frenesi entre os aliados do governador Camilo em Barbalha. Zé Leite coloca os dois pés para ser uma alternativa. Seus aliados garantem que ele está no páreo. Agora, Camilo teve que adiar o anúncio de seu candidato. Novas rodadas de negociações ocorrerão. Deputados José Guimarães e Fernando Santana terão que se entender. Porém, não se enganem: a alternativa de Guilherme Saraiva está firme, tanto que deixou o comando da Fundação Otília Correia.

Michel Araújo deixa no ar seu futuro

 Outra desincompatibilização que tem levantado muitas especulações é a do secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, Michel Araújo. Indagado se disputaria uma vaga no Legislativo, Michel faz questão de dizer que nada definido. Alega que e seu nome está à disposição do grupo comandado pelo prefeito Arnon Bezerra. Aliado fiel de Arnon e avaliado como um dos melhores quadros da gestão, Michel é apontado como opção para ser candidato a vice-prefeito. Contudo, a vaga está reservada ao aliado Raimundo Macedo. Há quem garanta que, em caso de impedimento de Arnon, o ex-secretário terá enorme chance de ser lançado como cabeça de chapa. Entretanto, Arnon é otimista quanto a sua candidatura à reeleição. Para o momento, Michel quer ser escolhido para ocupar a vaga que deve ser deixada pelo vice-prefeito Giovanni Sampaio.

 Giovanni e Glêdson voltam a aproximar

 O vice-prefeito Giovanni Sampaio e o vereador Glêdson Bezerra voltaram a conversar sobre sucessão de Juazeiro. Os dois pré-candidatos estavam afastados desde que Glêdson não aceitou se filiar ao PSD.  Para atrair Glêdson para o PSD, Giovanni Sampaio e Normando Sóracles haviam anunciado a desistência das suas pré-candidaturas em caso de filiação de Glêdson. Na última semana, Giovanni se juntou a Glêdson para fazer críticas à administração do Hospital São Lucas. Os dois pouparam o prefeito Arnon, mas pediram sua interferência junto à empresa Aceni, que administra o equipamento. Apesar dos repasses a empresa – que já ultrapassaram os R$ 10 milhões, o hospital continua sem médico plantonista, enquanto os casos de covid-19 se multiplicam na unidade. Glêdson sonha novamente em ser apoiado pelo PSD na corrida eleitoral desse ano.

#exposedcariri é destaque no Twitter

Criado sob pretensões limitadas, a hashtag #exposedcariri acabou tomando proporções nacionais, ao ficar entre os 10 assuntos mais comentados na rede social Twitter. Esse desempenho virou orgulho dos caririenses, não fossem os comentários sobre as mais de 900 denúncias de assédio sexual e verbal, agressões, relacionamentos abusivos e até estupro. A hashtag recebeu mais de 11 mil tweets, antes de ser apagada da rede, segundo a administradora, por ameaças de morte. Até demorou, mas o Ministério Público de Juazeiro instaurou procedimento para investigar as denúncias e pode colocar em xeque a reputação de muita gente tida como idônea. Os promotores devem investigar exageros e prometem punir os casos com provas contundentes. Tem muita gente sem dormir na região do Cariri.

Disse me disse...

Depois da repercussão negativa do cortejo da bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, o Ministério Público resolveu apurar responsabilidades.

 O promotor Nivaldo Magalhães ouviu o vereador e capitão do Pau da Bandeira, Rildo Teles, um dos responsáveis pela organização do evento.

 Depois de muita tensão entre o vereador Bebeto Anastácio e o prefeito Zé Ailton Brasil, o clima agora é de paz. Bebeto reclamava de perseguição.

 Uma articulação do próprio Zé Ailton garantiu a aprovação de um projeto de Bebeto, que proíbe aumentos de tributos municipais durante a pandemia.

O pastor Francisco Fabiano se filiou ao PL e relançou sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro. Fabiano aposta na mudança do calendário eleitoral.

 Como perdeu a janela partidária, Fabiano espera que seja respeitada a filiação de até seis meses antes da eleição. O TSE não confirma.

 Governadores Camilo Santana e Rui Costa são apontados como os principais nomes dentro do PT para sucederem Fernando Haddad como o candidato do partido contra a reeleição do presidente Bolsonaro.

Rui Costa leva vantagem porque Lula hoje está em rota de colisão com o presidenciável Ciro Gomes, a quem acusou de ter problemas psicológicos, após Ciro ter mandado os petistas a “pqp”.

Repercutiu mal no Cariri a vídeo conferência do Padre Reginaldo e outros líderes cristãos com o presidente Bolsonaro.

No encontro, Padre Reginaldo propôs uma barganha – termo usado para criticar a reunião pela CNBB - ao presidente. Em troca de apoio dele e dos católicos, Bolsonaro liberaria mídia e concessões.

Depois dos negócios do Centrão, agora se conhece outro grupo de interesses nada republicanos: o catolicão.

Desculpe a ignorância, no trending topics da hashtag #exposedcariri, que virou um escândalo nacional, tem políticos envolvidos?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE