Jornal do Cariri
52 municípios do Ceará sem recursos
Donizete Arruda
11/08/20 0:00

O Governo Federal anunciou que 1899 prefeituras brasileiras, sendo 52 no Ceará, possuem regimes próprios de previdência.   Dessas prefeituras cearenses, apenas 14 cumpriram a exigência constitucional imposta pela nova regra da Reforma da Previdência. As demais ficarão sem receber recursos federais, se até o dia 30 de setembro não modificarem suas normas para atualizarem as alíquotas de contribuição de seus servidores, aposentados e pensionistas da previdência, de 12 para 14% de seus vencimentos. Essas 52 prefeituras ameaçadas tem previdência própria. E precisam mudar a lei, sob pena de serem punidas pela União. Entre as prefeituras que precisam adotar essa mudança no Cariri, estão Juazeiro do Norte, Crato, Santana do Cariri e Caririaçu. Quem já fez o dever de casa e mudou a norma, foi Araripe, Milagres e Nova Olinda. A inclusão dos dois maiores municípios na relação das prefeituras que precisam alterar sua legislação  surpreende.


Tensão grande na política de Juazeiro


O ambiente político esquentou, faltando 99 dias para as eleições em Juazeiro do Norte. O presidente da Câmara Municipal, vereador Darlan Lobo, e seu colega de parlamento, Glêdson Bezerra, ganharam as redes sociais com trocas de acusações nos últimos dias. Esse episódio retrata como será a sucessão do prefeito Arnon Bezerra: quente. O confronto entre Darlan e Glêdson prenuncia como serão tensos os dias de campanha eleitoral no Cariri. E afinal, quem tem razão no duelo deles? As urnas de novembro responderão.
MDB tenciona por vice de Argemiro


O MDB de Barbalha voltou a fazer pressão para ocupar a cadeira de vice na chapa do prefeito Argemiro Sampaio, do PSDB. Argemiro já anunciou a manutenção do nome do vice-prefeito e ex-vereador Hernandes Garcia, do PROS. O MDB estaria conversando com a base do governador Camilo Santana para um possível apoio ao candidato do PDT, Guilherme Saraiva. Camilo estaria recorrendo ao próprio Eunício Oliveira para articular essa aliança. A informação fortaleceu as lideranças locais, como o vereador Rildo Teles, para pressionar Argemiro. Um anúncio de um nome do partido na vice poderia manter o MDB na base do prefeito. Inicialmente, Argemiro disse não, mas não se sabe até quando vai suportar a pressão.
 
Camilo sonha vencer em Barbalha

 
O resultado das últimas pesquisas internas sobre a disputa eleitoral em Barbalha, definitivamente, não agradou ao governador Camilo Santana. Além de articular uma aliança entre MDB, PDT e PT, Camilo marcou conversa, nessa semana, com outro pré-candidato a prefeito, o advogado Expedito Júnior, do Cidadania. Camilo quer que Expedito anuncie apoio ao candidato da base governista e participe da construção de um possível governo municipal. Independente da pequena votação na eleição passada, Expedido pode vir a decidir o pleito desse ano em Barbalha, se as eleições forem acirradas . A corrida pela Prefeitura se apresenta muito difícil, aos moldes da eleição passada, quando a diferença não chegou a 200 votos. Expedito teve 550 votos.

 
Bender confia em articulação de Lupi

O empresário e pré-candidato de Juazeiro do Norte pelo PDT, Gilmar Bender, espera por uma articulação do seu partido para voltar ao páreo. Bender tem permanecido mais no Rio Grande do Sul. De lá, tem mantido contatos constantes com o deputado federal André Figueiredo e com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Os dois garantem que Bender tem uma chance de se viabilizar para a disputa deste ano. Bender continua sendo criticado pelos poucos nomes que permaneceram no partido. A situação das vereadoras Rita Monteiro e Aninha Teles está indefinida. O PDT não tem feito reuniões, publicado avisos ou desenvolvido qualquer articulação local. Na cidade, a informação é que Bender tem se oferecido para ser vice na chapa do vereador Glêdson Bezerra. Os Ferreira Gomes vetam esse acordo.

 
Oposição do Crato busca se unir

O grupo liderado pelo ex-prefeito Samuel Araripe está de volta ao páreo eleitoral, mesmo com a distância de Samuel, o que colocou o grupo em choque. Uma negociação colocou de frente outros pré-candidatos como o vereador Bebeto Anastácio, o ex-prefeito Zé Adega, o professor Érico Felício e o ex-vice-prefeito Raimundo Filho. Foi o primeiro encontro, longe de definir quem serão os nomes para compor a chapa. Para o médico e pré-candidato Aloísio Brasil, o desafio é convencer Zé Adega, único que não estava no grupo de apoio a Samuel nas últimas eleições e não sabe como funciona a dinâmica do grupo. Samuel quer Aloísio na cabeça da chapa. O favorito para a vice é o vereador Bebeto. No momento, Zé Adega não abre mão de sua candidatura.

 
André Figueiredo não defende CPI

O deputado federal André Figueiredo, líder da Minoria na Câmara dos Deputados, se manifestou contrário a instalação agora da CPI da Lava Jato. Também ressaltou não defender que esse assunto volte a ser debatido no Congresso Nacional. Essa CPI foi motivo de discussão no ano passado, segundo André. Decorrido um ano, as prioridades políticas do Brasil mudaram. Segundo André, “esta CPI foi protocolada em setembro do ano passado e o fato foi o vazamento das conversas entre o ex-ministro Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol, que evidenciavam encaminhamentos sendo tomados para além de questões da Justiça.” Prossegue André, em nota encaminhada à coluna: “Não existe nenhuma movimentação para criação de CPI em cima dos fatos apurados pela PGR. Pelo que sei, apenas o PT vem insistindo na criação de uma CPI atualmente. Os outros partidos de oposição tem outras prioridades.” E finaliza o deputado André Figueiredo: “não vemos nenhum espaço para instalação de uma CPI destes fatos relacionados à Lava-jato, até porque existem outras CPIs no momento que são mais importantes.”


Disse me disse...

 
Impressionante a força da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu – Aceni – dentro da prefeitura de Juazeiro do Norte.

Apesar de todos os indícios de sua vinculação com milicianos do Rio de Janeiro, a Aceni deve mesmo assumir a administração da UPA de Limoeiro e do Hospital São Lucas.

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo, reconheceu, na sessão do dia 4, o erro em manter o prédio da nova Câmara fechada.

Darlan demonstrou humildade ao parabenizar a vereadora Rita Monteiro por ter cobrado a abertura. As críticas o fizeram pensar melhor.
 
Rita elogiou a postura Darlan, agradeceu pelo reconhecimento e, também, lembrou o mérito de Glêdson Bezerra, como idealizador do projeto.
 
No Crato, o pré-candidato Zé Adega, recebeu duros golpes na disputa contra o prefeito Zé Ailton. O primeiro veio do Ministério Público.
 
O promotor Cleyton Bantim reconheceu que Zé Adega usa sua rádio, a Princesa FM, para perseguir Zé Ailton. O MP quer condenação.
 
O segundo veio do deputado Fernando Santana. Depois de uma visita a Rádio Princesa e uma conversa com Zé Adega, declarou apoio a Zé Ailton.

Zé Adega publicou a foto do encontro falando que estava à espera do governador Camilo na oposição. Teve a resposta imediata.

 
Ministério Público Federal e Polícia Federal intensificam investigações sobre as vendas de livros da Didáticos Editoras para as prefeituras de Juazeiro do Norte e Araripe.

Prefeito de Araripe, Geovani Guedes tem desafiado a PF e o MPF a fazer uma operação no Município.


Sustenta não temer nada e que a compra dos livros que efetuou ocorreu dentro da lei, por isso até torce para que essa operação ocorra em sua Prefeitura.

Desculpe a ignorância, quem é o padrinho da Aceni na prefeitura de Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ