Jornal do Cariri
Juazeiro sedia o 8º Campeonato Metropolitano do Cariri de Futsal
Campeonato Metropolitano de Futsal Aberto teve início na última quinta-feira (02)
Foto: Divulgação
Luan Moura
07/09/21 19:00

Considerado o maior evento de futsal do Cariri, o Campeonato Metropolitano do Cariri de Futsal Aberto teve início na última quinta-feira (2), em Juazeiro do Norte. A competição, que está em sua 8ª edição, é realizada pela Liga Juazeirense de Desporto Amador (LJDA), em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte (Sejuv), patrocinada pela empresa Enel e apoiada pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará. Este ano, a programação envolve 20 equipes do Crato, Brejo Santo e de Juazeiro do Norte. Devido às restrições de público, impostas pelos decretos do Município e do Estado, a competição está sendo realizada sem a presença do público e obedecendo aos protocolos de prevenção à covid-19, como aferição de temperatura na entrada do ginásio, distanciamento social entre os atletas e uso de álcool em gel e máscaras.

Para o coordenador geral do evento, Gilberto Alves, o maior objetivo é fortalecer o futsal na região do Cariri e promover novos talentos, bem como lazer e a integração e intercâmbio esportivo entre os municípios da região. “É uma competição que a cada ano vem crescendo, não só na quantidade de equipes participantes, mas também na qualidade do futsal apresentado pelas equipes que participam. Ela tem revelado vários talentos e esperamos que este ano consigamos promover e revelar novos talentos para o esporte caririense”, afirma Gilberto, que também preside a LJDA. Outro objetivo da competição é contribuir com instituições filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Por isto, cada equipe doou, durante as inscrições, uma cesta básica, que será revertida para esse público. A abertura dos jogos contou com três jogos, sendo um do grupo A e dois do grupo B. No único jogo do Grupo A, a equipe do R1 Estofados, atual campeã do evento, superou o Tecnart por 1 a 0.

Em entrevista para o Jornal do Cariri, o presidente do R1, Raphael Tomaz, fala sobre a preparação para disputar a competição. “Após uma curta pré-temporada de apenas 15 dias, estreamos com vitória. Como atuais campeões da competição, mesmo com a pandemia, buscamos reforços e vamos em busca do bicampeonato, sempre respeitando nossos adversários”, afirma Raphael, que escolheu o professor Daniel Lucas para comandar o elenco.

Ainda este ano, Juazeiro deve receber outros eventos esportivos, segundo o presidente da LJDA. “Nós estamos desenvolvendo o campeonato da integração de futsal feminino, com nove equipes participantes. A primeira fase será concluída nesta terça-feira e, no dia 12, faremos a rodada de encerramento, com as semifinais e finais. Logo após o término do campeonato masculino, a gente fará o campeonato de categoria de base, que abrange o público de seis a 21 anos. Sub-7, Sub-9, Sub-13, Sub15, Sub-17, Sub-21. São sete categorias e é o maior campeonato de categoria de base do interior cearense e um dos maiores do Nordeste. As inscrições terão início no final de setembro, para iniciar em outubro”, diz. Além disso, será realizado o campeonato metropolitano de futsal feminino e o Master, que busca oportunizar os atletas veteranos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ