Jornal do Cariri
Na mira do MP
02/02/21 0:00

Pelo menos cinco municípios do Cariri receberam notificação do Ministério Público do Estado por não apresentarem planos de vacinação contra a covid-19. Na notificação, emitida no dia 20 de janeiro, os promotores não descartam que os gestores respondam por improbidade administrativa, através de Ação Civil Pública, caso a fila de prioridades, proposta pelos decretos estadual e federal, seja desrespeitada. O documento pede que o Município detalhe a situação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a infraestrutura disponibilizada e os recursos humanos para dar início à vacinação; além de “especificar como será a fiscalização dos critérios de priorização e quais providências serão tomadas, caso alguém fora do critério seja beneficiado”. Barbalha, Brejo Santo, Mauriti, Penaforte e Porteiras receberam a notificação. Nem todas responderam e podem sofrer as sanções previstas em breve.

Só no discurso

Apesar das muitas reclamações sobre a situação em que recebeu a saúde do município, o ex-prefeito e atual secretário de Saúde de Farias Brito, Marcos Moreira, parece não estar fazendo a sua parte para melhorar a situação. Na última semana, sua secretaria recebeu uma notificação do Ministério Público do Estado para publicar, no site oficial da Prefeitura, a relação das pessoas imunizadas contra covid-19. No documento, o Ministério Público alega a necessidade de combater o desrespeito à ordem prioritária da vacinação. O Município também está sendo cobrado para a apresentação de um plano de vacinação. Para a oposição, o secretário se ocupa em culpar a antiga gestão e esquece de atuar contra disseminação da covid-19. Farias Brito está entre os municípios com índice de altíssimo risco de avanço da doença no Estado. A população cobra uma ação.

Perseguição política

O prefeito reeleito de Altaneira, Dariomar Rodrigues, continua polêmico. Desta vez, o gestor é acusado por servidores efetivos do Município de perseguição política. O prefeito estaria transferindo aqueles que não votaram nele e se manifestaram publicamente. O debate foi parar na Câmara e pode ser judicializado. Mesmo sabendo que não terá apoio da maioria, o vereador Ariovaldo Soares protocolou projeto pedindo a nulidade da decisão publicada em portaria. O Decreto Legislativo deu entrada no dia 26 e o vereador garante ter base jurídica para uma decisão judicial, caso a Câmara não faça sua parte. Ariovaldo lembrou aos colegas uma decisão do mesmo teor, concedida pela Comarca local e confirmada no Tribunal de Justiça do Estado, em uma gestão passada. A base do prefeito avalia o decreto como pressão da oposição.

Fortalecendo a base

O deputado estadual Guilherme Landim está empenhado em dar apoio máximo aos prefeitos do Cariri, principalmente aqueles com quem mantém aliança política. É o caso do prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, que esteve em Fortaleza no dia 28, em busca de recursos do Governo do Estado. Acompanhado de Guilherme, o prefeito manteve contato e audiências em secretarias importantes como Cidades, de Zezinho Albuquerque, e de Obras Públicas, de Quintino Vieira. Em ambos os encontros, a mesma pauta: recursos para melhorar a infraestrutura do Município. O gestor apresentou projetos em execução e outros para firmar novas parcerias. Figueiredo fala em cair em campo para viabilizar investimentos e melhorar a vida das pessoas. Agora é apresentar um plano econômico para garantir as contrapartidas do Município.

Desrespeito administrativo

O ex-prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, pode ser responsabilizado por abandono administrativo. Mesmo concordando com um processo de transição, o ex-prefeito não facilitou em nada a vida da nova gestão. Até o dia 15 de janeiro, a equipe do novo prefeito Libório Leite não tinha em mãos informações básicas como os dados contábeis e as senhas bancárias. Consequência imediata, atrasos nos pagamentos da folha dos servidores e dos contratos de fornecedores, o que acabou prejudicando a população. Apesar da resolução da maioria dos problemas, a nova gestão ainda sente pelo que encontrou; abandono e desmonte nos setores devem ser relacionados em um documento a ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em entrevista a uma rádio local, Libório citou os problemas e a situação caótica, mas evitou falar em denúncia formal.

Sem noção

A divulgação de um discurso feito em sessão da Câmara de Lavras da Mangabeira levantou uma questão antiga sobre o nível intelectual dos nossos parlamentares. O vereador conhecido como Titil Lobo sugeriu que a população ingerisse álcool, nesse caso bebida alcoólica, para combater a covid-19. “Se o álcool protege e mata o vírus, então eu vou beber o álcool. Eu vou me proteger. Até porque tem um ditado popular que nenhum bêbado morreu de covid”, disse o vereador. Na mesma sessão, realizada no dia 26, o parlamentar contestou um decreto municipal que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em restaurantes, por conta da pandemia. A conduta virou piada, mas acabou gerando revolta na população, que espera uma posição do seu partido, o MDB. Até agora, não houve qualquer manifestação do partido, nem da Mesa Diretora da Câmara.

Enquanto isso...

... Em Várzea Alegre, o assunto é a prisão do ex-vice-prefeito Pablo Rolim. Ele fez parte da gestão Vanderlei Freire, entre os anos de 2013 e 2016. Pablo foi preso em operação da Polícia Civil, que investiga fraude em licitação no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Pablo é engenheiro e empresário da área da construção civil.

... Apesar da revogação das prisões dos envolvidos no dia 29, o ex-vice-prefeito de Várzea Alegre continua em maus lençóis. Ele continua na mira da “Operação Banquete”, com denúncia do Ministério Público do Estado. Em nota, Pablo avaliou que a Justiça “corrigiu os excessos da operação”. Pablo nega envolvimento.

... Em Porteiras, o principal nome da oposição, o ex-vereador Mundinho Inácio, deixou o PT pelo PSD de Domingos Filho. A filiação foi comemorada nas redes sociais pelo próprio Domingos Filho, no dia 26. Mundinho foi candidato contra o prefeito Fábio Pinheiro, amplo favorito antes da eleição, mas que foi reeleito com apenas 388 votos de maioria.

... Mundinho levou com ele o seu candidato a vice-prefeito, Joaquim de Paula. Os dois prometem fortalecer o PSD para as próximas eleições no Município. A mudança deixa a dúvida sobre o apoio recebido do PT na eleição deste ano. Há quem garanta que a vitória não veio porque o PT não ajudou. A candidatura não foi acreditada pelo partido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ